CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Obras e falta de água impactam vendas de comerciantes do Centro dias antes da Black Friday

Estabelecimentos relatam estar sem abastecimento por pelo menos cinco dias; interdições diminuem o movimento de clientes
Obras e falta de água impactam
Estabelecimentos relatam estar sem abastecimento por pelo menos cinco dias; interdições diminuem o movimento de clientes

Estabelecimentos relatam estar sem abastecimento por pelo menos cinco dias; interdições diminuem o movimento de clientes

A uma semana da Black Friday, Obras e falta de água impactam, data importante para o comércio e termômetro para as vendas de Natal, comerciantes enfrentam dificuldades para se preparar para o evento. Enquanto alguns já iniciaram a programação, outros ainda não definiram estratégias para garantir aumento nas vendas no dia 29 de novembro.

Além da falta de planejamento, Obras e falta de água impactam, comerciantes relatam problemas causados por interdições e obras nas portas das lojas, que têm provocado esvaziamento e desânimo. Para driblar essas dificuldades, alguns recorreram às redes sociais e ao comércio eletrônico, garantindo entregas imediatas para manter as vendas.

Problemas no abastecimento de água afetam comércios na região central

Outro fator que tem impactado o ânimo dos lojistas são as interrupções no fornecimento de água. Algumas ruas da região central enfrentam falta de água há pelo menos cinco dias, o que prejudica o funcionamento dos estabelecimentos.

“Estamos sem água aqui no estabelecimento desde sábado, a água não retornou desde então, mesmo ligando para a Serp e abrindo um protocolo na segunda-feira. O retorno que temos é que vão mandar uma equipe, mas ela nunca apareceu, já faz seis dias. Os clientes não têm banheiro para usar, não têm banheiro para lavar as mãos, não têm água para as necessidades básicas, nem para beber. Está bem complicado”, relatou Beatriz Zambrano, funcionária de uma sorveteria na rua Visconde Dinhauma.

A Prefeitura respondeu que não há registro de problemas no abastecimento segundo a Secretaria responsável, mas que uma equipe seria enviada para verificação. Cerca de três horas após a resposta, a água começou a retornar nas torneiras.

Comerciantes relatam impacto das obras e falta de água nas vendas: Itamar Lima, dono de um comércio de açaí na área central, afirmou que a quantidade de água que voltou não foi suficiente para atender os clientes. Segundo ele, a água já estava fraca em anos anteriores, mas a caixa d’água supria a demanda. Este ano, devido às obras, a situação piorou e ele deixou de lavar 22 carros entre quinta-feira e quarta-feira da semana seguinte.

“Aqui é um estacionamento e lava rápido. Desde quarta-feira passada a água acabou, e só consegui lavar um carro hoje, quando a caixa d’água encheu. Agora a torneira da rua já está sem água novamente”, explicou Itamar.

Ele também afirmou ter aberto protocolos na Prefeitura, mas sem retorno satisfatório. Itamar ressaltou que as obras, apesar de promissoras para o futuro da cidade, causaram transtornos ao comércio local durante quatro meses.

Reclamações frequentes e dificuldades para manter o funcionamento

Ricardo Galão, dono de um estacionamento no mesmo quarteirão, relatou a necessidade de cancelar serviços devido à falta de água, o que compromete as condições de trabalho.

“Todo dia tem falta de água. Quando chego para abrir o comércio, já não tem água. À noite, a água começa a voltar, mas de forma muito fraca. Durante o dia, não há água suficiente para trabalhar. Tenho que encher galões para garantir o funcionamento, caso contrário, teria que fechar o comércio”, afirmou Itamar Lima.

Além dos comércios, moradores da região também reclamam da falta de abastecimento, agravada pelas obras em andamento no Ribeirão, que permanecem na porta dos estabelecimentos há meses.

Entenda melhor

A Black Friday é uma data importante para o comércio, que utiliza o período para aumentar as vendas e preparar-se para o Natal. No entanto, problemas estruturais, como obras e falta de água, têm prejudicado o funcionamento de estabelecimentos na região central, afetando o faturamento e o atendimento ao público.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.