Interdições para implantação de corredores de ônibus bloqueiam o cruzamento da 13 de Maio com a avenida Ermelinda Corrado
Trânsito Caótico na Avenida 13 de Maio em Ribeirão Preto
Interdições e Obras na Avenida 13 de Maio
Motoristas que utilizam a Avenida 13 de Maio em Ribeirão Preto, especialmente na região do Parque dos Bandeirantes, enfrentam grandes dificuldades devido a obras de implantação de corredor de ônibus. A interdição da alça de acesso da Avenida 3 de Maio sentido bairro para a Avenida Ermelinda Corrado gerou um desvio obrigatório pela rotatória da Castelo Branco com a Maria de Jesus Condeixa, causando congestionamentos significativos, principalmente nos horários de pico. A situação é agravada pela retirada do asfalto da faixa da direita da Avenida 13 de Maio, no sentido centro, entre a Praça do Canhão e a Avenida Ermelinda Corrado, forçando os motoristas a trafegarem em uma única faixa.
Impactos no Fluxo de Veículos
O fluxo de veículos ficou extremamente lento, com motoristas levando de 15 a 20 minutos para percorrer pequenos trechos. A rotatória da Castelo Branco e Maria de Jesus Condeixa se tornou um gargalo crítico, com espera de até 20 minutos para passagem. A obra de reconstrução das calçadas na Avenida 13 de Maio, entre as avenidas Capivari e Orlândia, com a utilização de caminhões de concreto e outros equipamentos, também contribui para a redução do fluxo, principalmente no sentido bairro.
Leia também
Recomendações e Previsões
A prefeitura de Ribeirão Preto afirma que irá reforçar a sinalização na região após a conclusão do corredor de ônibus, prevista para o segundo semestre de 2024. Enquanto isso, recomenda-se evitar a Avenida 13 de Maio, caso não seja necessário. Rotas alternativas, como a Avenida Barão do Bananal, são sugeridas para quem se dirige à Zona Norte ou Leste. Ainda não há previsão para a liberação da alça de acesso ao Parque dos Bandeirantes. A situação exige paciência e atenção redobrada dos motoristas, devido ao tráfego intenso e à presença de maquinário pesado nas obras.



