Interdições têm sido motivo de reclamação e comerciantes temem atrasos; secretário de Infraestrutura detalha o cronograma
Começam a surgir reclamações sobre as obras do corredor de ônibus na Avenida Francisco Junqueira, em Ribeirão Preto. Moradores e comerciantes relatam transtornos devido à falta de constância nos serviços, sinalização precária e queda no movimento comercial. A população temem que o prazo de entrega da obra seja prorrogado.
Impactos negativos para o comércio local
O presidente do Cincová afirmou à CBN que acredita que o prazo não será cumprido, apontando a ausência de funcionários e irregularidades nas obras. Os comerciantes se preocupam com a sujeira e a dificuldade de acesso dos clientes aos estabelecimentos, impactando diretamente suas vendas. A falta de sinalização adequada também é um problema para pedestres e fornecedores.
Cronograma e esclarecimentos da Secretaria de Obras
O secretário de Obras, Pedro Luiz Pegoraro, explicou que as obras estão em desenvolvimento, seguindo um cronograma. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na Avenida Jerônimo Gonçalves, com previsão de prosseguir para a Avenida Francisco Junqueira posteriormente. A infraestrutura está sendo finalizada para, então, dar início à pavimentação. Segundo o secretário, a empresa contratada dispõe de várias equipes trabalhando simultaneamente em diferentes áreas. Apesar disso, a percepção é de que o prazo de conclusão, inicialmente previsto para o final do mês, não será cumprido, e há relatos de que as obras podem se estender por mais 60 dias. A Secretaria de Obras afirma estar monitorando o andamento das obras e não ter identificado atrasos significativos até o momento.
Outras obras e preocupações
Além da Avenida Francisco Junqueira, outras obras na cidade também geram transtornos, como as intervenções na Visconde de Inhaúma, Rui Barbosa e Marcônio Salgado, onde há relatos de falta de acesso para veículos e comunicação inadequada com os moradores. A Secretaria de Obras garante estar buscando manter o acesso mínimo aos prédios e revisando a sinalização para garantir a segurança dos usuários. Há também preocupações com a qualidade do serviço em alguns trechos já finalizados, e com a falta de sinalização adequada em corredores já liberados. O secretário explicou que a implantação de um novo sistema semafórico inteligente, com sinalização de onda verde, está prevista para fevereiro de 2024, e que a implementação de melhorias na sinalização depende da conclusão desse sistema. As obras, que incluem a readequação de guias, construção de rampas, e ajustes para acessibilidade, devem se estender por 16 a 18 meses. A população precisa ter paciência e compreensão para que as obras sejam concluídas e melhorem as condições urbanas da cidade.



