CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ocorrências com pipas causaram 1465 interrupções de energia em 2024 na região de Ribeirão Preto

Brincadeira comum entre crianças e adolescentes pode se tornar perigosa quando praticada próximo a rede elétrica
Ocorrências com pipas causaram 1465 interrupções
Brincadeira comum entre crianças e adolescentes pode se tornar perigosa quando praticada próximo a rede elétrica

Brincadeira comum entre crianças e adolescentes pode se tornar perigosa quando praticada próximo a rede elétrica

Em 2024, a região de Ribeirão Preto e Franca registrou 1.465 interrupções no fornecimento de energia elétrica causadas por pipas, Ocorrências com pipas causaram 1465 interrupções, segundo levantamento da CPFL Paulista. Embora o número seja elevado, houve uma redução de 18% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 1.801 ocorrências.

Elidiane Bernarde, consultora de relacionamento da CPFL Paulista, destacou a importância das campanhas de conscientização realizadas pela empresa e pelo poder público para reduzir esses incidentes. Ela reforçou que soltar pipas próximo à rede elétrica é perigoso e proibido, especialmente o uso da linha chilena, que contém cortante e é vedado por lei no estado de São Paulo e no município de Ribeirão Preto.

Riscos e orientações de segurança: O contato da linha da pipa com a rede elétrica pode causar rompimento de cabos, curtos-circuitos e risco de eletrocussão, tanto para quem solta a pipa quanto para outras pessoas próximas. A população deve evitar retirar pipas presas na fiação elétrica e, em caso de ocorrência, entrar em contato imediatamente com a CPFL para que a equipe especializada realize a remoção com segurança.

Período crítico e ações educativas

Janeiro é considerado um mês crítico para esses acidentes, devido às férias escolares e às condições climáticas favoráveis para soltar pipas. A CPFL intensifica o monitoramento e as ações de conscientização, incluindo o projeto Guardião da Vida, que leva orientações de segurança para escolas municipais e estaduais.

Cidades com maior número de ocorrências: Além de Ribeirão Preto (277 ocorrências) e Franca (111), outras cidades com alto índice de interrupções causadas por pipas são Jaboticabal (98), Barretos (86) e Jaú (86). A CPFL mantém esforços diários para prevenir acidentes e garantir o fornecimento de energia, especialmente em locais essenciais como hospitais e prédios públicos.

Informações adicionais

Em caso de fios caídos ou pipa presa na rede elétrica, a orientação é não se aproximar e ligar para a central de atendimento da CPFL, disponível 24 horas pelo telefone 0800 010 1010. Se possível, isolar a área para evitar que outras pessoas se aproximem até a chegada da equipe técnica.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.