Especialistas afirmam que a baixa no número de internados é o reflexo da vacinação
Queda significativa na ocupação de leitos de UTI Covid-19 em Ribeirão Preto
A segunda onda da Covid-19 em Ribeirão Preto, considerada mais grave, apresentou uma queda acentuada na ocupação de leitos de UTI. Em comparação ao ápice da pandemia em 7 de junho de 2021, quando 310 pacientes estavam internados, ontem (dados referentes ao dia anterior à publicação) apenas 49 pacientes ocupavam leitos de UTI na cidade. Hoje, este número caiu para 48, com 47 pacientes utilizando respiradores.
Taxa de ocupação e impacto da vacinação
Com 130 leitos de UTI disponíveis, a taxa de ocupação atual é de 36,92%, um índice significativamente baixo. Essa redução drástica no número de internações é atribuída, principalmente, ao avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19. Ribeirão Preto atingiu a marca de um milhão de doses aplicadas, incluindo primeira dose, segunda dose, doses de reforço e dose única, representando quase 80% da população com pelo menos uma dose da vacina.
Leia também
Mês de outubro sem mortes por Covid-19
Outubro marca um importante avanço na luta contra a pandemia em Ribeirão Preto. Pela segunda vez no mês, não houve registro de óbitos por Covid-19, refletindo a eficácia da vacinação e a diminuição da circulação do vírus. O boletim divulgado ontem não registrou nenhuma morte pela doença.
A significativa redução de internações em UTI, aliada à ausência de mortes por Covid-19 em outubro, demonstra o sucesso da campanha de vacinação e a melhora no cenário da pandemia em Ribeirão Preto. A cidade segue monitorando a situação, mas os dados recentes indicam uma tendência positiva e encorajadora.


