Um grupo de pacientes ficou cego após um mutirão realizado em Taquaritinga; confira a entrevista com Marcelo Jordão
Em Taquari-tinga, um incidente grave envolvendo cirurgias de catarata deixou seis pessoas com perda de visão. A Santa Casa de Franca, responsável pelos procedimentos, admitiu falhas em comunicado entregue ao governador Tarcísio de Freitas.
Falhas no Protocolo Cirúrgico
A investigação preliminar apontou falhas por parte das equipes médica e assistencial. Houve uso inadequado de produtos durante as cirurgias de 21 de outubro de 2022. O protocolo previa o uso de iodo (coloração roxa) para acepsia, mas foi utilizada clorexidina (transparente), dificultando a verificação do procedimento. Além disso, houve inversão na ordem de aplicação dos produtos, com a clorexidina sendo aplicada em substituição ao soro.
Consequências e Acompanhamento
Os profissionais envolvidos foram afastados. Os seis pacientes com perda de visão iniciaram acompanhamento no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Exames foram realizados para avaliar possíveis tratamentos e evitar a perda do globo ocular. Outros seis pacientes devem ser atendidos no hospital. Apesar do incidente, a cirurgia de catarata continua sendo um procedimento seguro e eficaz, com milhares de cirurgias realizadas anualmente com sucesso.
Leia também
Segurança e Tranquilidade
O presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia reforçou a segurança da cirurgia de catarata e a importância de não haver pânico. Complicações podem ocorrer em qualquer procedimento cirúrgico, mas são raras em cirurgias de catarata. A recomendação é buscar profissionais e instituições reconhecidas para garantir a segurança do procedimento. O Hospital das Clínicas deve divulgar detalhes sobre os protocolos de atendimento.



