Motivo foi a quebra de uma das bombas de captação; SAAEB diz que problema será resolvido até terça
Brodoz enfrenta problemas recorrentes no abastecimento de água devido a falhas em suas bombas de captação. A situação se repete, causando transtornos à população.
Falta d’água em Brodoz: um problema recorrente
No último dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, uma das bombas de captação de água apresentou defeito, deixando grande parte dos moradores sem abastecimento. Após o conserto, três dias depois, a bomba voltou a falhar, comprometendo ainda mais o fornecimento.
Impacto na população e ações emergenciais
Com uma das bombas de captação inoperante, cerca de 8 mil pessoas ficaram sem água em Brodoz. Para amenizar a situação, caminhões-pipa estão sendo utilizados para abastecer a população afetada. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado apenas na terça-feira.
Leia também
Soluções a longo prazo e desafios
A bióloga Telma Mantoani, representante da autarquia, afirma que a cidade depende de apenas dois postos artesianos, dificultando a manutenção preventiva sem afetar o abastecimento. Embora a construção de um novo posto esteja em andamento, a falta de recursos federais impossibilita a definição de um prazo para a conclusão da obra. A situação expõe a fragilidade do sistema de abastecimento de água em Brodoz e a necessidade de investimentos em infraestrutura para garantir o fornecimento regular de água à população.



