Superintendente do HC explica o que aconteceu e como foi o procedimento de evacuação; situação foi controlada rapidamente
Um incêndio atingiu na manhã desta quarta-feira a estação de energia do Hospital das Clínicas (H.C.) de Ribeirão Preto, Oito pacientes precisaram ser transferidos após, especificamente na casa de máquinas localizada no H.C. Campos, prédio administrativo do complexo hospitalar. O fogo foi rapidamente controlado pela brigada de incêndio do hospital e pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com Wilton Hicks, superintendente em exercício do H.C. de Ribeirão Preto, o incêndio causou a necessidade de evacuação de algumas alas próximas ao local do incêndio, especialmente a recuperação anestésica, onde estavam pacientes que precisaram ser transferidos para outras unidades. Ao todo, oito pacientes foram transferidos, principalmente para a unidade de emergência do hospital ou para o hospital estadual vizinho, que integra o mesmo complexo.
Não houve feridos, queimaduras ou casos de inalação de fumaça entre pacientes e funcionários, conforme informado pela superintendência. A evacuação ocorreu como medida preventiva devido à fumaça e à queda de energia em algumas áreas do hospital, que ainda não foi totalmente restabelecida.
Leia também
Detalhes do incêndio e ações tomadas
O fogo teve origem na estação de energia, mas a causa ainda está sendo investigada. No momento do incidente, não havia funcionários trabalhando na casa de máquinas. A brigada de incêndio foi acionada imediatamente, e o Corpo de Bombeiros atendeu prontamente.
Impacto nas operações do hospital: As alas administrativas foram as mais afetadas, sem comprometimento direto das enfermarias. No entanto, a recuperação anestésica foi esvaziada e as cirurgias eletivas programadas para o dia foram canceladas. Os atendimentos ambulatoriais eletivos também foram suspensos e serão remarcados para a próxima semana.
Estado atual da infraestrutura: A energia elétrica está praticamente restabelecida com o uso de geradores, priorizando as áreas assistenciais. A internet permanece indisponível, pois não foi priorizada neste momento. O hospital mantém em funcionamento as salas de urgência e emergência, enquanto as áreas eletivas continuam suspensas até que a situação seja normalizada.
Informações adicionais
A superintendência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto informou que continuará monitorando a situação e fornecerá atualizações conforme o andamento da investigação sobre a causa do incêndio e a normalização dos serviços.



