Após dez anos, quantidade de ocorrências é 70% menor; expansão prometida para outras regiões não saiu do papel
Ribeirão Preto conta com um sistema de monitoramento por câmeras, o “Olhos de Águia”, que tem contribuído significativamente para a redução da criminalidade no centro da cidade.
Monitoramento 24 horas
Instalado há dez anos, o projeto é uma parceria entre a Associação Comercial Industrial, a Prefeitura de Ribeirão Preto, a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Câmeras de alta resolução, com alcance de 400 metros em um raio de 360 graus, transmitem imagens para a central de monitoramento da Polícia Militar, permitindo a vigilância de 24 pontos diferentes.
Resultados positivos e desafios para expansão
O sistema tem demonstrado grande eficácia. Dados da Polícia Militar apontam uma queda de quase 70% nos furtos de veículos na área central desde sua implantação. Em 2016, houve uma redução de 34% em relação a 2015, e comparando 2016 com 2013, a queda chega a 67,25%. Apesar dos resultados positivos, a expansão do projeto para outras regiões da cidade enfrenta dificuldades devido à falta de verba. Um projeto anterior da prefeitura para instalar mais 64 câmeras em avenidas principais, com apoio de banco privado, não foi adiante.
Leia também
O capitão Paulo Henrique Junqueira Carvalho destaca a importância do sistema, comparando-o ao acréscimo de 24 viaturas na área central. A eficácia do “Olhos de Águia” em reduzir a violência em Ribeirão Preto é inegável, principalmente considerando o crescimento populacional da cidade nos últimos anos. Entretanto, a ampliação do sistema depende de esforços conjuntos e recursos financeiros para alcançar outros bairros e melhorar os índices de criminalidade em toda a cidade.



