CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

OMS alerta para aumento significativo de casos de câncer sem foco real em prevenção

OMS alerta para aumento significativo de casos de câncer sem foco real em prevenção
aumento casos câncer
OMS alerta para aumento significativo de casos de câncer sem foco real em prevenção

OMS alerta para aumento significativo de casos de câncer sem foco real em prevenção

Um alerta da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), soa como um chamado à ação: o mundo se prepara para um aumento alarmante nos casos de câncer. A IARC adverte que, se a prioridade continuar sendo apenas o diagnóstico e tratamento, sem um investimento robusto em prevenção, os sistemas de saúde globais serão sobrecarregados.

A Essencialidade da Prevenção

O Dr. Carlos Frué, oncologista renomado, enfatiza a importância da prevenção, esclarecendo que há, por vezes, uma compreensão equivocada sobre o que realmente significa prevenir o câncer. A prevenção, neste contexto, abrange a adoção de hábitos e atitudes saudáveis que diminuem significativamente o risco de desenvolvimento da doença.

Estratégias Centrais para a Prevenção

O Dr. Frué destaca algumas estratégias que são pilares na prevenção do câncer:

  • Eliminação do Tabagismo: O tabagismo é um dos principais catalisadores para diversos tipos de câncer. Nenhum produto derivado do tabaco, incluindo cigarros eletrônicos (vapes), deve ser tolerado.
  • Moderação no Consumo de Álcool: Não existe um nível seguro de consumo de álcool. Quanto menor a ingestão, menor o risco de desenvolver câncer.
  • Combate à Obesidade: A obesidade é uma condição médica que está intrinsecamente ligada a vários tipos de câncer e, portanto, deve ser tratada com a seriedade que merece.
  • Vacinação: Vacinas gratuitas, como as contra Hepatite B e HPV, disponibilizadas pelo SUS, oferecem proteção contra câncer de fígado e câncer de colo de útero, respectivamente.

Diagnóstico Precoce: Uma Abordagem Preventiva Secundária

Embora não evitem o surgimento da doença, exames como mamografias, PSA, colonoscopias e Papanicolau são ferramentas valiosas para detectar o câncer em seus estágios iniciais, aumentando as chances de cura e atenuando os efeitos colaterais do tratamento. Consultas regulares com um dermatologista também são cruciais para a detecção precoce do câncer de pele.

A promoção de hábitos saudáveis desde a infância e o investimento em um sistema de saúde pública fortalecido são medidas indispensáveis para enfrentar o desafio do câncer e construir um futuro com mais saúde para todos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.