CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU Brasil lançam ‘Movimento Elas Lideram 2030’

Objetivo é ter 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030; ouça no 'CBN Emprego e Oportunidades'
Movimento Elas Lideram
Objetivo é ter 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030; ouça no 'CBN Emprego e Oportunidades'

Objetivo é ter 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030; ouça no ‘CBN Emprego e Oportunidades’

Mulheres em Liderança: Um Caminho para a Igualdade

A ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU lançaram o movimento “Elas Lideram 2030”, com a meta de alcançar 50% de mulheres em cargos de alta liderança no Brasil até 2030. Essa iniciativa destaca a importância da igualdade de gênero para os negócios e a sociedade como um todo. A meta de 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025 já foi atingida em 2021, mostrando um avanço significativo, embora o desafio continue.

O Impacto da Diversidade nas Empresas

Estudos demonstram que a diversidade de gênero impacta positivamente o ambiente de trabalho, a inovação e os resultados empresariais. Apesar do reconhecimento da importância da igualdade, ainda há muito a ser feito. Um estudo do Instituto Global para a Liderança Feminina do King’s College de Londres aponta que 68% das pessoas em todo o mundo reconhecem a importância do papel dos homens na luta pelos direitos iguais para as mulheres. No Brasil, esse percentual acompanha a média global, com 59% dos entrevistados acreditando que a inclusão de mais mulheres em posições de liderança é fundamental para a igualdade de gênero.

O Futuro da Liderança e a Preparação para o Mercado de Trabalho

As mulheres têm se preparado ativamente para ocupar espaços de liderança, desenvolvendo habilidades e competências exigidas pelo mercado. A inversão da pirâmide etária populacional, com o aumento da população com mais de 60 anos, também contribui para a necessidade de uma força de trabalho mais diversa e inclusiva. Em 30 anos, a população com mais de 60 anos representará um quarto da população total, exigindo uma preparação estratégica das empresas e dos profissionais. A busca por igualdade de gênero não se trata apenas de diversidade, mas também de competência, sendo essencial que as empresas ofereçam oportunidades e que os profissionais se capacitem continuamente.

O debate sobre a igualdade de gênero no mercado de trabalho é fundamental e contínuo. A conquista de espaço pelas mulheres é um processo em andamento, que exige a participação ativa de empresas, mulheres e da sociedade como um todo, sempre focando na competência como elemento essencial para o sucesso.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.