CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Onze faixas de ônibus deixam de ser exclusivas a partir desta quinta (1º) em Ribeirão Preto

Dez avenidas e uma rua passam a ser preferenciais para os coletivos; mudança veio após estudos técnicos da RP Mobi nas faixas
faixas de ônibus Ribeirão Preto
Dez avenidas e uma rua passam a ser preferenciais para os coletivos; mudança veio após estudos técnicos da RP Mobi nas faixas

Dez avenidas e uma rua passam a ser preferenciais para os coletivos; mudança veio após estudos técnicos da RP Mobi nas faixas

A partir de hoje, 11 faixas de ônibus em Ribeirão Preto deixam de ser exclusivas e passam a ser preferenciais, permitindo o tráfego de outros veículos quando não houver ônibus transitando. A mudança impacta importantes vias da cidade, como as avenidas Brasil, Saudade, Presidente Vargas, José Cesário Monteiro da Silva, Brazoláia Acosta, Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro, Luiz Galvão César e a Rua Silveira Martins.

Mudanças no Trânsito e Reação dos Motoristas

A reportagem acompanhou a situação na Rua Silveira Martins, na zona norte, e constatou que muitos motoristas ainda se mostram receosos em utilizar as faixas, mesmo com a nova sinalização indicando preferência para ônibus. A adaptação à nova regra requer tempo, tanto para motoristas quanto para a própria gestão do trânsito.

Regras e Fiscalização

O diretor de transporte da RPB Mob, José Mauro Araújo, explicou que a faixa no corredor norte-sul 2 continua exclusiva, pois se localiza à esquerda. Para os demais corredores, a preferência é para ônibus, mas veículos particulares podem transitar na ausência de ônibus. O uso de câmeras nos ônibus permite a fiscalização e a aplicação de multas para motoristas que não respeitarem a preferência do transporte público.

Corredores Exclusivos e o Futuro

Alguns corredores, como o norte-sul (que abrange a região da Vila Carvalho, Jardim Independência, Campos Elíseos e Jardim Paulistano), continuam com faixas exclusivas para ônibus, pois suas faixas estão localizadas à esquerda. A RPB Mob afirma que a decisão sobre as faixas preferenciais foi tomada após estudos e que a situação será monitorada, podendo haver novas alterações no futuro. Outros corredores, como o corredor do Aviação do Café, que já era preferencial, permanecem assim. Há ainda três novos corredores em construção, com previsão de entrega para setembro, cuja classificação (exclusiva ou preferencial) ainda não foi definida.

Em resumo, a mudança no sistema de faixas de ônibus em Ribeirão Preto visa melhorar o fluxo de veículos, mas requer atenção e adaptação por parte dos motoristas. A fiscalização será rigorosa para garantir a preferência do transporte público nos corredores definidos como preferenciais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.