Capitão Marilize Guedes Furtado conversou com a CBN Ribeirão
A Polícia Militar intensificou a fiscalização nos arredores de escolas em Ribeirão Preto, visando prevenir crimes e aumentar a segurança da comunidade escolar. A Capitão Marie Lyus Scoparinguèdes Furtado, em entrevista à CBN, detalhou a operação e seus objetivos.
Foco na Prevenção e Repressão Imediata
A operação policial tem um caráter preventivo e de repressão imediata, atuando no perímetro escolar para evitar crimes como uso, porte e tráfico de entorpecentes, furtos, roubos e lesões corporais. O foco principal são pessoas em atitude suspeita nas proximidades das escolas, visando proteger alunos, professores e pais.
Resultados Positivos e Abrangência da Operação
A Capitão Furtado destacou que a operação, que abrange as regiões central, sul e oeste de Ribeirão Preto, já apresenta resultados positivos. Aproximadamente 55 escolas estaduais estão sendo beneficiadas. Houve flagrantes de tráfico de drogas e uma percepção geral de maior tranquilidade nas entradas e saídas dos alunos, com a dispersão de indivíduos suspeitos.
Leia também
Ações Contínuas e o Papel da População
A operação está prevista para ocorrer até o final do ano letivo, com a possibilidade de ser retomada no início do próximo ano, caso os resultados se mantenham positivos. A população pode colaborar denunciando atividades suspeitas através do telefone 181 (de forma anônima) ou, em casos de perigo iminente, acionando o 190. A polícia já realizou apreensões significativas, incluindo drogas e dinheiro, retirando esses materiais de circulação e evitando o acesso de crianças e adolescentes.
Outras Iniciativas da Polícia Militar
Além da fiscalização ostensiva, a Polícia Militar mantém o programa Ronda Escolar, focado na comunidade escolar, e o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que oferece cursos para alunos do ensino fundamental, ensinando-os a resistir à pressão das drogas.
A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade e incentiva a população a colaborar com informações que possam auxiliar no combate à criminalidade.



