Ação visa combater esquemas de recebimento ilegal do benefício na cidade; procedimento acontece nesta manhã (29)
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Sorrateiros em Ribeirão Preto. A operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão para combater fraudes no auxílio emergencial.
Objetivo da Operação
A operação, que conta com o apoio do Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União, visa identificar fraudes no recebimento do benefício, desarticular uma organização criminosa e recuperar valores desviados. As fraudes consistiam em obter clandestinamente dados pessoais de 201 beneficiários do auxílio emergencial pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal para receber os valores indevidamente. O grupo também realizou 11 compras em estabelecimentos comerciais e 18 compras em sites de e-commerce.
Ações da Polícia Federal
As ações de hoje fazem parte de 70 operações de combate às fraudes do auxílio emergencial, somando mais de 200 mandados de busca e apreensão e mais de 30 prisões. As investigações irão apurar os crimes de estelionato (artigo 171 do Código Penal) e associação criminosa, que prevê pena de até 10 anos de reclusão. Uma coletiva de imprensa está prevista para as 10h da manhã para divulgar mais informações.
Leia também
A operação investiga fraudes contra pessoas que teriam recebido indevidamente o auxílio emergencial, um programa do governo federal para auxiliar famílias carentes. A Polícia Federal está atuando para identificar os responsáveis e responsabilizá-los pelos crimes cometidos, garantindo a justiça e a recuperação dos recursos desviados. Mais detalhes serão divulgados na coletiva de imprensa.



