Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Reger Sena
No último final de semana, as polícias Civil e Militar, em conjunto com o Detran, realizaram uma operação Lei Seca em Ribeirão Preto. A ação, além de fiscalizar, teve como objetivo orientar os motoristas sobre a legislação, especialmente na movimentada Avenida João Fiusa.
Objetivo da Operação Integrada
O Tenente Lindolfo Gustavo dos Santos detalhou o propósito da operação. Segundo ele, o principal foco é prevenir que motoristas dirijam sob a influência de álcool ou outras substâncias. A operação é resultado de uma colaboração entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran, e tem sido intensificada ao longo do tempo.
Durante a operação, a abordagem é feita em diversos pontos da cidade, com foco nos finais de semana. Motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool ou substâncias ilícitas são encaminhados ao delegado presente no local, onde um médico perito realiza a avaliação para atestar a embriaguez. Caso confirmada, o motorista é autuado em flagrante.
Leia também
- Jogos regionais em ribeirão preto: Jogos Regionais agitam Ribeirão Preto neste fim de semana
- Resultados times ribeirão preto: Equipes de Ribeirão Preto têm desempenho negativo nas competições neste fim de semana
- Acidentes graves na região no fim: Região de Ribeirão Preto tem fim de semana marcado por acidentes fatais
O Papel da Polícia Civil e as Consequências
O delegado responsável destacou o papel crucial da Polícia Civil na operação. Em casos onde é detectada uma quantidade de álcool acima do permitido no organismo do motorista, a Polícia Civil é responsável por autuá-lo em flagrante. Além disso, a recusa em realizar o teste do bafômetro já acarreta em penalidades severas.
De acordo com o delegado, a simples recusa em fazer o teste do bafômetro resulta em uma multa de quase R$ 2.000 e a suspensão do direito de dirigir por um ano. Caso o teste aponte um nível de álcool acima do limite legal, o motorista é preso em flagrante, além das sanções administrativas.
Prevenção e Conscientização
Tanto o delegado quanto o tenente ressaltaram a importância de operações como essa para a redução de acidentes de trânsito. A abordagem tem um caráter educativo, visando prevenir, reorientar e educar os condutores. Estudos realizados na Universidade Estadual de São Paulo (USP) indicam que essas ações contribuem para a diminuição nos índices de acidentes, mortes e lesões no trânsito.
A Polícia ainda não divulgou os resultados específicos da operação realizada neste final de semana.
A iniciativa busca promover um trânsito mais seguro e consciente para todos.



