Foram vistoriados 127 veículos e os problemas foram apontados na estrutura dos caminhões e no tacógrafo
Operação Cavalo de Aço combate irregularidades em caminhões
O Instituto de Pesos e Medidas de Ribeirão Preto (IPEM) realizou a operação “Cavalo de Aço” na rodovia Cândido Portinari, em Brodosque, com o objetivo de coibir irregularidades em caminhões tanque que transportam produtos perigosos. A ação, que ocorreu na tarde de ontem, resultou na fiscalização de mais de 127 caminhões, dos quais 12 apresentavam irregularidades.
Irregularidades encontradas
De acordo com o delegado regional do IPEM, Luís Eduardo Galdiano, as irregularidades mais comuns foram encontradas na estrutura dos veículos e nos tacógrafos. 25 veículos de carga perigosa foram fiscalizados, com dois autuados. Entre os 102 veículos de carga em geral, apenas 10 estavam totalmente regularizados. As irregularidades incluíam problemas nos tanques, vazamentos, certificados e bolúmetros irregulares. Um caminhão foi apreendido por apresentar vazamento, risco ambiental e para a população.
Penalidades e denúncias
O motorista do caminhão com vazamento foi obrigado a fazer o transbordo da carga e o veículo foi retido. O IPEM apreendeu o certificado e o bolúmetro do veículo, e o proprietário terá que realizar reparos e comparecer ao posto de verificação. Outras penalidades incluem multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão. Casos de fraude, como o caminhão encontrado com recipientes contendo produtos para adulteração de combustíveis em postos, serão encaminhados ao Ministério Público. Para denúncias, entre em contato com o IPEM pelo 0800-013-0522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Leia também
O IPEM reforça a importância da fiscalização para garantir a segurança e a qualidade dos produtos transportados, protegendo o meio ambiente e os consumidores.



