CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Operação do MP combate receptação de fios em Ribeirão Preto

Ao todo, cinco estabelecimentos da cidade foram visitados na manhã desta sexta-feira (24)
Receptação de fios
Ao todo, cinco estabelecimentos da cidade foram visitados na manhã desta sexta-feira (24)

Ao todo, cinco estabelecimentos da cidade foram visitados na manhã desta sexta-feira (24)

Receptação de fios de cobre: Operação em Ribeirão Preto

Uma operação conjunta entre Ministério Público, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e órgãos da Prefeitura de Ribeirão Preto combateu a receptação de fios de cobre furtados. A ação, deflagrada na manhã desta sexta-feira, mirou cinco estabelecimentos na cidade.

Alvos e Irregularidades

De acordo com o promotor de justiça Naun Felca, dados do Ministério Público apontam alto índice de furtos de fios elétricos e de internet na cidade, atingindo até escolas e órgãos públicos. A investigação descobriu que muitos fios são furtados por andarilhos em troca de drogas, e posteriormente, transformados em lingotes para comercialização. Durante a operação, foram encontradas diversas irregularidades, incluindo falta de alvará de funcionamento, ligações clandestinas de água e luz e crimes ambientais. Um depósito estava localizado em área de preservação permanente, com criação irregular de porcos e gado, resultando em lacração do local e processo administrativo.

Apreensões e Investigações Futuras

Com apoio de cães farejadores, foram apreendidas maconha e cocaína em um dos depósitos. A Polícia Militar investigará a origem dos fios apreendidos e sua ligação com os furtos registrados. O promotor Naun Felca destacou a necessidade de políticas públicas para usuários de drogas, cobrando maior responsabilidade dos governos municipal e estadual. Embora o balanço completo da operação não tenha sido divulgado, os promotores garantiram a continuidade de ações para combater a receptação de fios de cobre.

As ações da prefeitura incluem a remoção dos animais e materiais do depósito irregular. A falta de atendimento por parte do responsável acarretará em penalidades e multas, que podem chegar a 5 mil reais inicialmente, e aumentarão com a reincidência. As investigações sobre a origem das drogas e dos fios apreendidos estão em andamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.