Uma operação da Polícia Civil tenta desarticular uma quadrilha especializada em furtos de cargas transportadas por trens no interior de São Paulo. A ação acontece nesta terça-feira (17) em cidades como Aguaí, entre as regiões de Ribeirão Preto e Campinas.
Segundo as investigações, o grupo atuava principalmente no roubo de açúcar e farelo de soja, produtos com alto valor comercial e frequentemente visados por criminosos. A operação, denominada “Ouro Branco”, foi deflagrada após denúncias sobre prejuízos milionários causados por furtos recorrentes ao longo das linhas férreas.
De acordo com a Polícia, os criminosos utilizavam um método arriscado e organizado para cometer os furtos. Parte do grupo subia nos vagões ainda em movimento e retirava a carga, colocando os produtos em sacos que eram jogados às margens da ferrovia. Na sequência, outros integrantes recolhiam o material e faziam a revenda de forma irregular.
Operação
A ação policial mobilizou 29 agentes e 10 viaturas para o cumprimento de quatro mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão. Até o momento, três suspeitos foram presos e um quarto segue sendo investigado. Durante as diligências, foram apreendidos veículos, sacos utilizados no transporte da carga furtada e dois simulacros de arma.
As investigações começaram em dezembro de 2025, após denúncias sobre a atuação da quadrilha. Segundo a Polícia, o grupo causou prejuízos milionários à empresa responsável pelo transporte das cargas. O trabalho continua para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.



