CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Operação Sevandija focará na lavagem de dinheiro

Iniciada em setembro, operação descobriu esquema milionário de corrupção e prendeu a Prefeita Dárcy Vera
lavagem de dinheiro
Iniciada em setembro, operação descobriu esquema milionário de corrupção e prendeu a Prefeita Dárcy Vera

Iniciada em setembro, operação descobriu esquema milionário de corrupção e prendeu a Prefeita Dárcy Vera

O esquema de corrupção na Prefeitura de Hibrão Preto, descoberto pela Operação Sevandija, teve três desdobramentos principais, segundo as investigações.

Pagamentos de Honorários e Propina

A segunda fase da operação, intitulada “Mamãe Noel”, detalhou pagamentos de honorários advocatícios. A ex-advogada do sindicato dos servidores municipais, Maria Zuleli Brandi, é apontada como a responsável pela distribuição de propina para o recebimento desses honorários.

Indicações Políticas e Propina

Outra rota de desvio de dinheiro público envolvia indicações políticas. Nove vereadores afastados são suspeitos de receber propinas da empresa Atmosfera, de Marcelo Plastino.

Irregularidades no Daerp

A terceira linha de investigação revelou irregularidades no Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), em um contrato com a empresa Aegea, com valores superfaturados. Uma CPI investiga as supostas irregularidades na autarquia.

O rombo total na prefeitura supera R$ 200 milhões. A primeira fase da operação, iniciada em 1º de setembro, levou à prisão três secretários municipais: Ângelo Invernizzi Lopes (Educação), Lairlo Quase Jr. (Casa Civil) e Marco Antônio dos Santos (Daerp). O engenheiro do Daerp, Luiz Alberto Mantila, e a ex-advogada Maria Zuleli Brandi colaboraram com a delação premiada, embora a delação de Maria Zuleli tenha sido posteriormente considerada mentirosa. As investigações revelaram ocultação de patrimônio por parte dos investigados, incluindo dinheiro vivo, compra de imóveis e veículos, e transferências de dinheiro para terceiros. A lavagem de dinheiro será o foco da próxima etapa das investigações, conduzida pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.