Produtores celebram pensando na sustentabilidade, incentivando o uso do etanol; confira os destaques do ‘Giro do Agro’
Setor Sucroenergético Comemora Retomada de Impostos Federais sobre Combustíveis
A Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), representando uma das maiores regiões produtoras do país (Centro-Sul), comemorou a decisão do governo de restabelecer a cobrança de impostos federais sobre combustíveis fósseis. A medida, anunciada pelo Ministério da Fazenda e Ministério de Minas e Energia e em vigor desde 1º de março, é vista como um passo importante para a sustentabilidade.
Incentivo ao Etanol e Competitividade
Para a Orplana, a volta da tributação sobre combustíveis fósseis proporcionará um incentivo significativo ao uso do etanol, combustível considerado verde e mais sustentável. Segundo Luís Amagalhães Figueira, gerente de relacionamento de associações da Orplana, a notícia foi muito bem recebida pelo setor. A medida corrige uma distorção que prejudicava a competitividade do etanol, ao não respeitar a alíquota prevista no artigo 22 da Constituição Federal.
Compromisso com a Sustentabilidade
A decisão governamental demonstra um compromisso com os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Ao valorizar o etanol, o governo fortalece a busca por um modelo energético mais limpo e sustentável, contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes. A correção da tributação reestabelece o equilíbrio no mercado de combustíveis, beneficiando o setor sucroenergético e o meio ambiente.
Leia também
- Botafogo e volta redonda série b: Botafogo-SP fica no empate sem gols com o Volta Redonda e volta a zona de rebaixamento
- Cana Summuit Brasil ocorre em momento de apreensão do setor com tarifas dos EUA sobre o etanol
- Produtores da região investem na produção de soja no intervalo entre plantações de cana
O retorno da tributação federal sobre combustíveis fósseis é uma vitória para o setor sucroenergético e um passo importante na direção de um futuro mais sustentável para o Brasil.