Projeto ‘Tocando a Vida’ visa dar a oportunidade de crianças e jovens de escolas públicas terem acesso à música erudita
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) promove o projeto social “Tocando a Vida”, que oferece aulas gratuitas de música para crianças e jovens de escolas públicas. O projeto, que existe há cerca de cinco anos de forma ininterrupta, já atendeu 800 crianças e busca ampliar sua abrangência.
Formação musical e inclusão social
O objetivo principal do “Tocando a Vida” é democratizar o acesso à música, proporcionando a crianças a partir de 8 anos a oportunidade de aprender instrumentos musicais, canto e teoria musical. Além disso, o projeto contribui para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, complementando sua formação educacional.
Instrumentos e oportunidades
Atualmente, o projeto oferece aulas de violino, violoncelo, contrabaixo e flauta. Há também aulas de canto coral, sem limitação de vagas. A OSRP pretende expandir as opções de instrumentos, incluindo metais e percussão, em breve. As aulas são ministradas em escolas públicas e em parcerias com entidades como a Frafol. Para participar, os alunos devem se inscrever em suas escolas.
Leia também
Resultados e perspectivas
Embora o foco seja a formação musical básica, o projeto já demonstra resultados positivos, com alguns alunos seguindo carreira musical. A OSRP planeja aumentar o número de núcleos do projeto, levando a música para mais crianças de Ribeirão Preto e expandindo o impacto social da iniciativa.



