Obra com compositores russos e ucranianos remete à temática “Guerra e Paz”; ingressos custa a partir de R$ 80 (inteira)
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta neste fim de semana o concerto Guerra e Paz, um evento que busca promover a reflexão e a paz por meio da música.
Um Concerto pela Paz
O maestro Regional do Nascimento explica que o nome do concerto, Guerra e Paz, foi escolhido para representar a ideia de que, nas artes, os conflitos são apenas de ideias, não de destruição. O concerto apresentará obras de compositores russos e ucranianos, como Tchaikovsky, Hiramani, Skoroch e Djokovsky, com o objetivo de mostrar que a arte pode ser redentora e que os conflitos devem permanecer apenas no campo das ideias.
Narrativas Históricas e Emoções
As peças selecionadas possuem narrativas históricas e emocionais relevantes. A obra de Aram Khachaturian, Concerto para Piano nº 2, será executada por um pianista italiano, e aborda temas de conflitos. As peças ucranianas, como No Campo (que fala sobre as colheitas) e Melodia (hoje considerada um hino da Europa), também carregam simbolismos poderosos. O concerto contará ainda com a participação do Coro da Orquestra Sinfônica e da soprano Janaina Lemus.
Reflexão e Memória
Além da mensagem de paz e harmonia, o concerto também servirá como um momento de reflexão sobre os conflitos atuais e as recentes tragédias nas escolas. Um minuto de silêncio será realizado em memória das vítimas. A música, segundo o maestro, tem o poder de unir e equilibrar as emoções, promovendo a consciência individual e coletiva. O concerto busca, portanto, oferecer boa música que instigue a reflexão e leve paz aos corações.
O concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com coro e solistas, acontece no sábado, às 19h30, no Teatro Pedro II. Os ingressos custam a partir de R$ 40 (meia-entrada).



