CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os desafios dos idosos na sociedade é tema do Almanaque CBN

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (1º), às 10h, em 90,5 FM e pelo site
desafios dos idosos
Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (1º), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (1º), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

Neste sábado, dia 1º de setembro, a CBN Ribeirão recebeu Paulo Fernandes Formiguieri (geriatra), Vlaumir Souza (sociólogo) e José Gerônimo Reis (assessor jurídico do Núcleo do Idoso da Autamóvel), para discutir o envelhecimento da população e os desafios enfrentados pelos idosos.

Desafios da saúde na terceira idade

O Dr. Paulo Formiguieri destaca a heterogeneidade da saúde na terceira idade, com doenças que vão desde condições crônicas como osteoartrose e doenças neurodegenerativas (como o Alzheimer) até doenças de períodos anteriores da vida, como HIV. A atenção médica deve ser individualizada, considerando o histórico de vida de cada paciente. As mulheres buscam mais frequentemente atendimento médico que os homens, também contribuindo para a maior expectativa de vida feminina.

Violência contra o idoso: um problema crescente

José Gerônimo Reis, representando o Núcleo do Idoso da Autamóvel, explica que o núcleo atua na prevenção e combate à violência contra idosos, que inclui violência física, psicológica, financeira e sexual. O núcleo oferece atendimento multidisciplinar a vítimas e seus familiares, além de campanhas de conscientização e atividades comunitárias, como aulas de dança e inclusão digital, para promover a inclusão social e o bem-estar dos idosos.

O idoso na sociedade contemporânea

Vlaumir Souza analisa a construção social do idoso na sociedade capitalista, onde a produtividade é valorizada acima de tudo. A violência contra o idoso muitas vezes se manifesta quando ele é percebido como não produtivo. O sociólogo também aponta para a invisibilidade de certos grupos na terceira idade, como negros e LGBTQIA+, que sofrem com discriminações adicionais. A questão do HIV na terceira idade é outro ponto crítico, muitas vezes relacionado a tabus e falta de prevenção.

A discussão abrange a dificuldade de aceitação do envelhecimento pela própria sociedade e pelos indivíduos, que se veem pressionados a manter um padrão de juventude e produtividade. A necessidade de repensar o papel do idoso na sociedade, superando preconceitos e tabus, é fundamental para garantir uma velhice digna e plena.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.