CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Os espaços públicos de Ribeirão Preto são pensados para o convívio com os pets?

Dog Park, parques comuns... os animais até tem bons espaços, mas o tutor precisa tomar cuidados para evitar possíveis problemas
espaços públicos pet Ribeirão Preto
Dog Park, parques comuns... os animais até tem bons espaços, mas o tutor precisa tomar cuidados para evitar possíveis problemas

Dog Park, parques comuns… os animais até tem bons espaços, mas o tutor precisa tomar cuidados para evitar possíveis problemas

Nesta semana, o programa Pet News discutiu a infraestrutura da cidade de Ribeirão Preto para animais de estimação, focando na segurança e bem-estar tanto dos pets quanto das pessoas.

Segurança em Parques para Cães

A questão da segurança em locais como o dog park do Parque das Artes foi debatida. Nem todos os cães se dão bem com outros animais, e a obrigação de usar focinheira para algumas raças gera controvérsia entre os tutores. O Dr. Gelson Genaro destaca que a potência da mordida de algumas raças maiores é um fator crucial, mas que animais menores também podem ser agressivos. A solução, segundo ele, é responsabilidade do tutor em avaliar a capacidade de convívio do seu animal e usar guia e focinheira quando necessário. A utilização adequada de guias é fundamental para a segurança de todos, e animais mais suscetíveis devem ser mantidos em locais separados.

Infraestrutura Urbana e Responsabilidade do Tutor

Além do dog park, outros parques da cidade, como o Parque Raya, são utilizados por donos de animais, o que destaca a necessidade de infraestrutura adequada. A coleta de dejetos é fundamental, assim como manter os animais na guia para evitar acidentes, como atropelamentos ou ataques a outras pessoas. A prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, estuda a construção de novos espaços para cães, com grades resistentes para evitar fugas e garantir a segurança.

Considerações Finais

A participação responsável dos tutores é crucial para garantir a segurança e o convívio harmonioso entre animais e pessoas nos espaços públicos. É preciso avaliar o temperamento do animal e tomar as precauções necessárias, como o uso de guia e focinheira, para evitar acidentes. A prefeitura também tem um papel importante na criação de espaços adequados e seguros para os pets.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.