Os principais marcos do desenvolvimento infantil
É comum que pais e mães se preocupem com o desenvolvimento de seus filhos, comparando-os com outras crianças da mesma idade. Para esclarecer dúvidas e oferecer informações relevantes, conversamos com o pediatra Ivânio Viola e Ferraz sobre os marcos do desenvolvimento infantil.
Engatinhar é Necessário?
Muitos pais se preocupam se seus filhos não engatinham. O Dr. Ivânio tranquiliza, explicando que apenas 50% das crianças passam por essa fase. A ausência do engatinhar não indica atraso no desenvolvimento e, inclusive, algumas crianças que não engatinham podem começar a andar sem apoio um pouco mais cedo.
A Angústia da Separação
Outra questão comum é a angústia da separação, que surge por volta dos oito meses de idade. Nessa fase, a criança começa a perceber que ela e a mãe são indivíduos separados, o que pode gerar ansiedade quando a mãe se ausenta, mesmo que por breves momentos. É comum que a criança estranhe pessoas que antes eram familiares e tenha dificuldades para dormir e se alimentar. Essa fase é passageira e faz parte do desenvolvimento.
Leia também
Olhos Vesgos em Bebês: Quando se Preocupar?
O estrabismo de encordenação, condição em que o bebê entorta os olhos de forma alternada nos primeiros três meses de vida, é considerado normal devido à imaturidade do sistema nervoso. No entanto, se o desvio persistir após os três meses ou afetar apenas um olho de forma constante, é importante procurar um especialista para investigar a causa.
Quando Começar a Andar e a Falar?
A idade média para começar a andar sem apoio é em torno de um ano, mas é considerado normal que a criança comece a andar até um ano e cinco meses. Quanto à fala, espera-se que a criança diga de três a quatro palavras com sentido ao completar um ano de idade. Caso isso não aconteça, é importante investigar.
O Desfralde
O desfralde pode começar a partir de um ano e meio, mas o ideal é iniciar por volta dos dois anos. O controle do cocô geralmente ocorre por volta dos dois anos, enquanto o controle do xixi pode levar um pouco mais de tempo, sendo considerado normal até os três anos de idade. Uma pequena porcentagem das crianças pode precisar usar fralda durante a noite até os cinco anos.
É importante lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. As informações apresentadas servem como guia, mas é fundamental consultar um pediatra para acompanhar o desenvolvimento individual de cada criança.