Fim da Primeira Guerra Mundial era comemorada em Ribeirão Preto
Manifestação Cívica em 1919
Em 7 de janeiro de 1919, a cidade comemorava o fim da Primeira Guerra Mundial. Dois dias antes, em 5 de janeiro, uma grande manifestação cívica celebrou a vitória dos países aliados.
Festejos e Discursos
Às 17h, em frente ao Teatro Carlos Gomes, uma multidão se reuniu para os festejos. A apresentação das bandas Filhos de Euterpe e Bersagliere marcou o início da comemoração. Autoridades locais, como o orador oficial Mariano de Siqueira e o Dr. Fábio Barreto, proferiram discursos eloquentes, interrompidos por diversas vezes por aplausos entusiasmados.
Caminhada e Celebração
O evento culminou em um préstito, uma caminhada pelas ruas centrais da cidade, passando por locais importantes como as redações dos jornais, a Legião Brasileira e a Sociedade Dante Alighieri. A euforia demonstra o impacto do fim da guerra na população, mesmo meses após o armistício de novembro de 1918.
A efervescência popular demonstra como o fim da Primeira Guerra Mundial ecoava na vida cotidiana, mesmo em uma cidade distante dos principais conflitos. A comemoração de 1919 retrata a alegria e o alívio de uma nação que celebrava a paz.



