Impresso noticiava um incêndio no Centro da cidade que destruiu uma selaria e um bar
Incêndio de grandes proporções destrói dois prédios históricos em Ribeirão Preto
No dia 13 de atrássto de 1919, um grande incêndio atingiu dois prédios localizados na Rua General Osório, no centro da cidade de Ribeirão Preto. O sinistro, ocorrido pouco depois da meia-noite do dia anterior, destruiu completamente os imóveis de números 33 e 35.
Prejuízos significativos para comerciantes locais
O prédio de número 33 abrigava a Selaria São José, propriedade de José Luiz Duarte, que sofreu prejuízos totais com a perda de seu estabelecimento. Já no número 35, estava localizado o Bar Recreio, do qual apenas alguns móveis foram salvos.
Contexto histórico do centro da cidade
À época, o centro de Ribeirão Preto concentrava-se no início da Rua General Osório, devido à proximidade com a estação da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, localizada onde atualmente se encontra a rodoviária. Este incêndio destaca as transformações urbanas da cidade ao longo do tempo.
O incêndio na Rua General Osório em 1919 ilustra a fragilidade da infraestrutura e a vulnerabilidade dos estabelecimentos comerciais de Ribeirão Preto no início do século XX. O evento nos permite vislumbrar um pouco da vida urbana da cidade há mais de um século.



