CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘A Cidade Há 100 Anos’ com Marcos Frateschi

Sequestro de uma criança de 4 anos era destaque no impresso há 100 anos
A Cidade Há 100 Anos
Sequestro de uma criança de 4 anos era destaque no impresso há 100 anos

Sequestro de uma criança de 4 anos era destaque no impresso há 100 anos

Um Caso de Rapto e Casamento Forçado em 1919

Nossa viagem ao passado nos leva a 9 de julho de 1919, onde um pai furioso, Bartolomeu Pérces Pérez, colono da fazenda Dumont, registrou um boletim de ocorrência. Sua filha menor de idade, Francesca Pérces Martins, havia sido raptada quatro dias antes por um indivíduo chamado Inorosio Catejo.

A Resposta da Autoridade Policial

A autoridade policial, em resposta ao ocorrido, determinou que o casamento entre Francesca e seu raptor se realizasse em apenas três dias. A severidade da lei na época obrigava a união do casal após um rapto, demonstrando um contexto social e legal bastante diferente dos dias atuais.

Um Vislumbre do Passado

Este caso, resgatado dos registros de 100 anos atrás, ilustra a realidade social e as práticas legais de uma época marcada por costumes e leis distantes da nossa contemporaneidade. A rapidez e a forma como a autoridade policial tratou o caso de rapto, forçando um casamento, revelam uma perspectiva sobre a justiça e a proteção de menores significativamente diferente da atual.

A história de Francesca e Bartolomeu nos oferece uma janela para o passado, permitindo-nos refletir sobre as mudanças sociais e legais ocorridas ao longo do tempo e a evolução dos direitos individuais, especialmente no que diz respeito à proteção de menores e à prevenção de crimes como o rapto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.