Impresso noticiava as eleições presidenciais que aconteciam em 13 de abril de 1919
Eleições Presidenciais de 1919
O dia 13 de abril de 1919 marcou a realização das eleições presidenciais no Brasil, um domingo que ficou registrado na história. A necessidade de uma nova eleição surgiu com a morte de Rodrigues Alves, eleito em 1918, vítima da gripe espanhola antes mesmo de assumir o cargo.
A Campanha de Epitácio Pessoa
Diversas publicações de anúncios apoiavam a candidatura de Epitácio Pessoa, representante do Partido Republicano Paulista. Sua campanha se destacava no cenário eleitoral da época.
Resultados e Legado
Epitácio Pessoa venceu as eleições, porém, a divulgação oficial do resultado só ocorreu em 10 de julho, devido à complexidade da contagem dos votos dos 20 estados que compunham a federação brasileira naquela época. As eleições de 1919 demonstram a importância do processo democrático mesmo em meio às adversidades, como a pandemia da gripe espanhola. A escolha dos novos representantes do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo estava prevista para o dia 26 de abril.
Este relato jornalístico nos transporta de volta ao passado, oferecendo um vislumbre da dinâmica política brasileira de 100 anos atrás.



