Briga entre jornalistas era destaque no impresso há 100 anos
Em 12 de março de 1919, o jornal registrou um incidente envolvendo jornalistas em Ribeirão Preto. Um processo judicial chamou a atenção da cidade.
Um caso de agressão
O juiz Laudo de Camargo julgou procedente a denúncia contra Abel Conceição, funcionário do jornal “A Cidade”, por agressão a Arthur Macedo, editor do jornal concorrente “Diário da Manhã”. A agressão, em forma de “bordoadas”, ocorreu em 14 de fevereiro do mesmo ano, na porta do Café Pinho.
Abel Conceição e suas circunstâncias
Na ocasião do julgamento, Abel Conceição estava em São Paulo, matriculando sua filha na faculdade de medicina. Ele pagou fiança por meio de seu advogado. A nota jornalística não deixa claro se Abel era jornalista ou ocupava outro cargo no jornal.
Um fato curioso da história
O caso demonstra as tensões entre jornais concorrentes na época, chegando ao ponto de agressões físicas. A nota, além de relatar o ocorrido, traz um recorte interessante da vida cotidiana e profissional de Ribeirão Preto em 1919, mostrando as particularidades de um sistema judicial e as relações entre profissionais da imprensa.



