CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘A Cidade Há 100 Anos’ com Marcos Frateschi

Jornais de 1918 publicavam fórmulas milagrosas para cuidar da beleza e tratar da impotência
A Cidade Há 100 Anos
Jornais de 1918 publicavam fórmulas milagrosas para cuidar da beleza e tratar da impotência

Jornais de 1918 publicavam fórmulas milagrosas para cuidar da beleza e tratar da impotência

Remédios e Cosméticos no Brasil de 1918: Anúncios Milagrosos?

Em uma viagem ao passado, mais especificamente em novembro de 1918, analisamos anúncios de jornais da época, revelando promessas ousadas de remédios e cosméticos. Anúncios de produtos contra a gripe espanhola dividiam espaço com fórmulas milagrosas para beleza e até mesmo para tratar a impotência sexual. A publicidade da época, assim como hoje, explorava a busca por soluções rápidas e eficazes para diferentes problemas.

Cremes, Pastas e Fórmulas Secretas

Entre os anúncios encontrados, destacamos três exemplos curiosos. O primeiro, o Creme Polar, prometia a “beleza do rosto, a limpeza perfeita da cútis, a eliminação rápida das sardas, manchas e espinhas, a científica alimentação da pele, o desaparecimento das rugas”. Já a Pasta Russa do Dr. Rick Abowl garantia o crescimento e fortalecimento dos cabelos femininos, prometendo resultados rápidos e eficazes. Por fim, um produto para tratar “debilidades sexuais, desgotamento nervoso, impotência e fraqueza”, anunciava uma preparação “opoterápica”, manipulada segundo o método de Brown’s Seacwards.

Um Século Depois: A Persistência das Promessas

Esses anúncios, extraídos de jornais como A Cidade e Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, nos mostram como a busca por soluções milagrosas na área da saúde e beleza persiste ao longo do tempo. A comparação com os anúncios atuais revela uma semelhança intrigante: a promessa de resultados rápidos e eficazes, muitas vezes sem comprovação científica, continua a ser uma estratégia de marketing eficaz. A persistência dessas promessas, um século depois, levanta questionamentos sobre a ética e a responsabilidade na publicidade de produtos relacionados à saúde e beleza.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.