Pianista cego se apresentava em Ribeirão Preto no dia 14 de setembro de 1918
Pianista Cego Visita Ribeirão Preto em 1918
Em 14 de setembro de 1918, Ribeirão Preto recebeu a visita de um pianista cego, fato anunciado em jornal local alguns dias antes. O pianista, José Leite, era aluno do Instituto Benjamin Constant, do Rio de Janeiro, e realizava uma excursão pelo estado de São Paulo.
Recital no Salão Nobre
A apresentação de José Leite estava programada para a semana seguinte, no Salão Nobre da Sociedade Recreativa, localizada na esquina da Barão do Amazonas com a Duque de Caxias (atual prédio do MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto). O recital incluía trechos selecionados de música clássica, com o programa completo a ser divulgado posteriormente.
Visita à Redação e Agradecimentos
O pianista também visitou a redação do jornal, o que rendeu agradecimentos por parte dos jornalistas. A notícia destaca a importância do evento, mostrando a inclusão de um artista deficiente visual na programação cultural da cidade.
A visita de José Leite em 1918 demonstra a riqueza da vida cultural de Ribeirão Preto, mesmo há mais de um século. O evento, registrado em jornais da época, nos permite vislumbrar um pouco do passado da cidade e a trajetória de um talentoso pianista.



