CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘A Cidade Há 100 Anos’ com Marcos Frateschi

Pessoas das cidades do interior reclamavam da carestia, que atingia as classes menos favorecidas
A Cidade Há 100 Anos
Pessoas das cidades do interior reclamavam da carestia, que atingia as classes menos favorecidas

Pessoas das cidades do interior reclamavam da carestia, que atingia as classes menos favorecidas

A Carestia no Brasil de 1918

Em 12 de setembro de 1918, a preocupação com a alta dos preços era a manchete principal dos jornais brasileiros. No Rio de Janeiro, o presidente do Comissariado de Alimentação, senhor Bulhões, e o presidente da República se dedicavam à urgente questão da carestia de produtos essenciais.

Medidas Insuficientes

Apesar dos esforços, as medidas tomadas até então só haviam surtido efeito na capital. O interior do país continuava sofrendo com a alta dos preços, que atingia duramente as classes menos favorecidas. O texto jornalístico da época demonstra a angústia da população e as dificuldades impostas pela Primeira Guerra Mundial.

Um Problema Recorrente

Esta não é a primeira vez que esta coluna destaca a preocupação com os preços na década de 1910. Em diversas ocasiões, registros históricos demonstram a recorrência desse problema ao longo dos anos.

A persistência da carestia em 1918 evidencia os desafios econômicos e sociais enfrentados pelo Brasil durante a Primeira Guerra Mundial, impactando significativamente a vida da população brasileira, principalmente os mais vulneráveis.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.