Chegada do Doutor Belisário Penna, em Ribeirão Preto, era o destaque do impresso
Preparativos para a Visita do Dr. Belisário Pena a Ribeirão Preto
Em julho de 1918, a cidade de Ribeirão Preto se preparava para receber o Dr. Belisário Pena, um renomado médico sanitarista brasileiro. A expectativa era grande, com os preparativos para uma recepção calorosa ao “grande patriota”, que honraria a cidade com sua visita.
Um Médico de Renome
Natural de Barbacena, Minas Gerais, e formado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1904, o Dr. Pena era conhecido por seu trabalho como diretor de saúde pública do Rio de Janeiro, onde colaborou significativamente no combate à febre amarela e à malária. Sua vinda a Ribeirão Preto era vista como uma oportunidade para a cidade receber o conhecimento e as ideias de um expoente da saúde pública brasileira.
Homenagens e Contribuições
A população demonstrava grande admiração pelo Dr. Pena. O jornal local registrava a adesão de diversas personalidades às homenagens, com uma cota de 10 contos de réis subscrita por nomes como o Dr. Paulo Pimentel, Afonso Gerebelo, Jorge Lobato e Flávio Uchoa. A visita do Dr. Pena representava a chegada de novas ideias e a valorização do saneamento na cidade.
A visita do Dr. Belisário Pena a Ribeirão Preto em 1918 marcou um momento importante para a cidade, demonstrando a importância dada à saúde pública e a expectativa em relação às contribuições do renomado sanitarista. O evento demonstra o apreço da população por figuras públicas que se dedicavam ao bem-estar coletivo.



