Homenagem a uma educadora do Colégio Santa Úrsula era o destaque do impresso
Festa em homenagem à Madre Maria do Carmo
Em 17 de julho de 1918, o jornal local registrou uma comovente homenagem à Madre Maria do Carmo, educadora do Colégio Santa Úrsula. As alunas, em demonstração de gratidão pelos serviços prestados pela religiosa, realizaram uma festa infantil e religiosa em comemoração ao seu aniversário.
Celebrações e apresentações
A festividade incluiu atos religiosos na capela do colégio e interessantes representações teatrais no salão de atos. A descrição da época destaca a alegria e a participação de todos os presentes, mostrando o carinho e o respeito que as alunas nutriam pela Madre.
Um legado na história de Porto Alegre
O evento demonstra a importância da Madre Maria do Carmo para a comunidade escolar e a forte ligação entre as alunas e sua educadora. O Colégio Santa Úrsula, localizado na Rua São José na época (onde hoje se encontra o Shopping Santa Úrsula), mantém até os dias atuais sua tradição de excelência em educação, lembrando o legado de figuras como a Madre Maria do Carmo.
A celebração de 1918, relatada em um jornal de quase um século atrás, permite uma viagem ao passado, revelando a atmosfera e os valores de uma época, e o respeito que se tinha pela educação e pelas figuras religiosas que a conduziam. A lembrança deste evento reforça a importância da preservação da memória e da história da educação em nossa cidade.



