CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘A Cidade Há 100 Anos’ com Marcos Frateschi

Jornal destacava a proximidade das eleições presidenciais
Cidade Há 100 Anos
Jornal destacava a proximidade das eleições presidenciais

Jornal destacava a proximidade das eleições presidenciais

Eleições de 1918: Um Marco na História Brasileira

Em 1º de março de 1918, o Brasil elegeu seu presidente e vice-presidente, além de renovar parte do Senado e compor a Câmara Federal. As eleições, realizadas em todo o território nacional, definiram o futuro do país para os próximos anos.

Os Candidatos e o Resultado

Entre os candidatos presidenciais, destacavam-se o conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves e o doutor Delfim Moreira da Costa Ribeiro, para vice-presidente. Rodrigues Alves venceu com uma expressiva margem de votos. Outras disputas acirradas ocorreram para as vagas no Senado e na Câmara, com candidatos como a doutora Alfredo Ellis (São Paulo) e os doutores João Pedro da Veiga Miranda, Artur Palmeira, José Manuel Lobo e João de Faria (Ribeirão Preto) concorrendo a cadeiras na Câmara dos Deputados.

Um Fim Prematuro

Apesar da vitória esmagadora, Rodrigues Alves não chegou a assumir a presidência. Em novembro de 1918, ele contraiu a gripe espanhola, falecendo em janeiro de 1919. Esse trágico evento marcou um ponto de inflexão na história, interrompendo o mandato antes mesmo de seu início oficial.

As eleições presidenciais de 1918, realizadas há mais de um século, nos lembram a importância do processo democrático e a fragilidade da vida, mesmo diante de grandes conquistas políticas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.