Teatro Carlos Gomes tinha programação especial há 100 anos
Um filme em dez atos no Teatro Carlos Gomes
No dia 5 de janeiro de 1918, o Teatro Carlos Gomes, em Ribeirão Preto, exibiu o drama “O Direito Materno”, um filme em 10 atos da casa Brand Film. Apesar da grandiosidade da produção, os ingressos custavam apenas 500 réis, demonstrando a política de preços populares da empresa. A apresentação contou com a execução de belíssimos trechos musicais pela orquestra, sob a regência do maestro Wilches.
Um drama sacro colorido
No dia seguinte, 6 de janeiro, em comemoração ao dia de Reis, foi exibido o drama sacro “A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo”, um filme totalmente colorido, fato notável para a época. A exibição demonstra a intensa vida cultural de Ribeirão Preto no início do século XX.
Um registro histórico
Estas exibições no Teatro Carlos Gomes, que posteriormente foi destruído por um incêndio, constituem um valioso registro da história cultural de Ribeirão Preto, há 100 anos atrás. A programação diversificada e os preços acessíveis demonstram o esforço em levar entretenimento de qualidade à população da cidade.
Leia também
A cidade de Ribeirão Preto, há um século, já demonstrava um dinamismo cultural expressivo, com acesso a produções cinematográficas de grande porte e uma programação que celebrava tanto dramas contemporâneos quanto temas religiosos.



