CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘A Cidade Há 100 Anos’ com Marcos Frateschi

Jornal atualizava as notícias da 1ª Guerra Mundial
Cidade Há 100 Anos
Jornal atualizava as notícias da 1ª Guerra Mundial

Jornal atualizava as notícias da 1ª Guerra Mundial

Um Dia na História: 28 de Dezembro de 1917

No dia 28 de dezembro de 1917, enquanto a Primeira Guerra Mundial seguia seu curso devastador, notícias vindas de Berna indicavam um possível avanço em direção à paz. Delegados turcos haviam chegado à cidade para se reunir com representantes britânicos, com o objetivo de discutir a troca de prisioneiros de guerra.

Propostas de Paz e Aliança

As negociações trouxeram propostas formais de paz apresentadas pelos turcos, redigidas pelo então Enver Paxá. A Turquia oferecia uma aliança aos aliados em troca da restituição dos territórios ocupados pelas tropas inglesas na Palestina e na Mesopotâmia. A proposta representava uma reviravolta significativa no conflito.

Cooperação entre Impérios Centrais

Enquanto isso, no campo de batalha, novas movimentações estratégicas eram registradas. Tropas austríacas na frente romena iniciaram uma cooperação com os alemães na frente italiana, intensificando os esforços do Império Austro-Húngaro e da Alemanha.

Repercussões no Brasil

Os eventos na Europa, os movimentos estratégicos e as negociações de paz repercutiam fortemente no Brasil, um país que acompanhava atentamente o desenrolar da guerra. As edições do jornal da época refletiam a ansiedade e o interesse da população brasileira pelas notícias internacionais.

As informações de 28 de dezembro de 1917, registradas pelos jornais da época, oferecem um vislumbre do complexo cenário da Primeira Guerra Mundial, com suas negociações diplomáticas e movimentações militares, e seu impacto global.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.