Envolvimento do Brasil na 1ª Guerra Mundial continuava sendo o assunto do dia
Ribeirão Preto: Tenso clima político e impasse sobre prêmio de servidores
Prefeitura e Câmara em conflito sobre pagamento de prêmio
A situação em Ribeirão Preto se agravou após um informe da prefeitura sobre o pagamento do prêmio de incentivo aos servidores públicos causar mal-estar na Câmara Municipal. Os vereadores contrapuseram-se ao informe, afirmando que a responsabilidade pela resolução do problema é da prefeitura, não da câmara. A prefeitura, por sua vez, alegou que o problema estava resolvido com um projeto que seria votado, mas que emendas apresentadas pelos vereadores prejudicaram sua aprovação. A falta de consenso levou a paralisações e ameaças de greve por parte dos servidores, caso o pagamento não seja resolvido até o início da semana.
Avanços e adiamentos na Câmara Municipal
Apesar do impasse sobre o prêmio, a Câmara Municipal avançou em outras pautas. O veto do executivo ao projeto “IPTU Verde”, que concede descontos para proprietários de imóveis com práticas sustentáveis, foi derrubado. O projeto, embora aprovado, só entrará em vigor em 2019. Por outro lado, o projeto de suspensão dos radares móveis foi adiado após pedido do vereador Ottoniel Lima para realização de audiência pública, tendo sua votação suspensa para o ano que vem.
CPIs em andamento investigam irregularidades
Duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) estão em andamento. A CPI do Parque Permanente investiga a falta de registros sobre o dinheiro arrecadado com aluguéis em 2016, estimada em R$ 200 mil. O ex-secretário de esportes, Laíre Lucchese Jr., preso pela operação “Cevoa Indigena”, deverá ser ouvido. Já a CPI do transporte coletivo realizou uma blitz na Transerp, autuando o consórcio em 134 multas por atrasos no itinerário. A prefeitura também planeja um programa de manifestação de interesse para exploração da publicidade nos pontos de ônibus.
A expectativa atrásra se concentra na reunião entre a prefeitura e os representantes dos servidores para solucionar a questão do prêmio de incentivo. O desenrolar das CPIs e outros projetos também aguardam desfechos no próximo ano.



