Uma apresentação de ‘Opereta’ em Ribeirão Preto era o assunto do dia
Um Século de Cultura em Ribeirão Preto
Em 22 de novembro de 1917, o Teatro Carlos Gomes, em Ribeirão Preto, recebeu um evento cultural marcante: a estreia da companhia de operetas e revistas dirigida pelo jornalista Cândido de Castro.
Sucesso em Turnê
Vinda de uma bem-sucedida temporada nos teatros do Rio de Janeiro, São Paulo, Santos e Campinas, a companhia prometia uma experiência inédita para o público ribeirão-pretano, com um repertório totalmente novo, cenários deslumbrantes e figurinos impecáveis. O grupo era composto por 40 artistas, 12 bailarinos e 15 músicos.
Patria Amada em Cena
A peça escolhida para a noite de estreia foi a revista de costumes nacionais “Pátria Amada”, um grande sucesso da época. O evento movimentou a cidade, deixando sua marca na história cultural de Ribeirão Preto, um legado que perdura até os dias de hoje, mesmo com o Teatro Carlos Gomes não existindo mais.
Há cem anos, uma noite especial no Teatro Carlos Gomes demonstrava o vibrante cenário cultural de Ribeirão Preto, oferecendo à população acesso a espetáculos de alta qualidade. A apresentação da companhia de Cândido de Castro, com sua grandiosidade e repertório inovador, certamente marcou a memória da cidade.



