CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘A Cidade Há 100 Anos’ com Réger Sena

Alto preço dos alimentos voltava a ser destaque no impresso
A Cidade Há 100 Anos
Alto preço dos alimentos voltava a ser destaque no impresso

Alto preço dos alimentos voltava a ser destaque no impresso

A Luta pela Sobrevivência em 1918

Em 25 de atrássto de 1918, o povo brasileiro enfrentava dificuldades imensas para sobreviver. Uma reportagem da época destacava a escassez e os altos preços dos alimentos como principais problemas.

Campinas e o apelo pelas Feiras Livres

Em Campinas, a população clamava pela implantação de feiras livres, inspirando-se no modelo já existente em Paulínia e no interior de São Paulo. A ideia era garantir o acesso a alimentos a preços mais justos, em meio a um cenário econômico conturbado.

Comparação de Custos entre Regiões

A reportagem também comparava o custo de vida em diferentes regiões do Brasil. Enquanto algumas áreas, como Ribeirão Preto, sofriam com preços exorbitantes, outras, como Uberaba (MG), apresentavam custos mais acessíveis, conforme demonstrado na edição anterior do jornal. Essa disparidade acentuava as dificuldades enfrentadas pela população.

A inflação e a falta de alimentos eram, portanto, as principais preocupações da população brasileira há 100 anos. A busca por soluções, como a implementação de feiras livres, refletia o anseio por melhores condições de vida em um período marcado por grandes desafios econômicos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.