Identificação de austríacos e alemães era o destaque do dia
Identificação de Austro-Alemães em Ribeirão Preto
Em 7 de novembro de 1917, a delegacia regional de Ribeirão Preto intensificava a identificação de cidadãos de origem austríaca e alemã. Até a data, 212 pessoas haviam sido registradas.
Ações do Prefeito Municipal
Naquele período, o então prefeito, Dr. Marcelo Bittencourt, exonerou todos os funcionários municipais de nacionalidade alemã ou austríaca. Essa medida foi tomada em resposta à declaração de guerra contra a Alemanha.
Contexto da Primeira Guerra Mundial
O clima tenso da Primeira Guerra Mundial gerou ações como a identificação de austríacos e alemães residentes em Ribeirão Preto. Paralelamente, uma reunião política em frente ao Teatro Carlos Gomes demonstrava o apoio da população ao governo republicano em meio ao conflito.
Leia também
Em meio ao turbilhão da Primeira Guerra Mundial, a cidade de Ribeirão Preto vivenciou medidas de segurança e demonstrações de apoio ao governo, refletindo o impacto global do conflito em nível local. A identificação de imigrantes e as exonerações de funcionários públicos evidenciam o contexto de tensão e nacionalismo exacerbado da época.



