Impresso abordava os preparativos para as festividades do ‘Dia da Bandeira’
Preparativos para o Dia da Bandeira em 1917
Em 15 de novembro de 1917, a escassez de tempo impediu que as sociedades patrióticas (Centro Nacionalista, Legião Brasileira, Liga Nacionalista e Linha de Tiro 80) comemorassem adequadamente a mudança de regime. Diante disso, decidiram em conjunto celebrar o Dia da Bandeira, oficialmente em 19 de novembro.
A Sessão Cívica
Para a celebração, as associações organizaram uma sessão cívica no Salão Nobre da Legião Brasileira. Escolas públicas e particulares participaram do evento. O Dr. João Guião, renomado advogado, ficou responsável pela parte literária da cerimônia. Curiosamente, o Dr. Guião viria a ser prefeito da cidade duas vezes.
Comemoração Adiada
Em resumo, os preparativos para a data original (15 de novembro) foram insuficientes, levando à transferência da comemoração para o dia 19. O relato demonstra como as celebrações cívicas, mesmo há um século, exigiam organização e planejamento.
Leia também
A cidade, há cem anos atrás, demonstrava seu patriotismo mesmo diante de dificuldades, adaptando-se para celebrar um dos símbolos nacionais mais importantes.



