CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘A Cidade Há Cem Anos’ com Marcos Frateschi

Notícia era sobre os preparativos das comemorações de 7 de Setembro
A Cidade Há Cem Anos
Notícia era sobre os preparativos das comemorações de 7 de Setembro

Notícia era sobre os preparativos das comemorações de 7 de Setembro

Preparativos para o Sete de Setembro de 1917 em Ribeirão Preto

A edição do jornal de 31 de agosto de 1917 trazia a notícia dos preparativos para a comemoração do Sete de Setembro. A data da Independência seria festejada em todo o país, com associações patrióticas, ligas nacionalistas e estabelecimentos de ensino envolvidos nos esforços para tornar as festividades grandiosas.

Marcha Cívica e Desfiles

Em Ribeirão Preto, além das solenidades escolares, estava programada uma importante marcha cívica para o dia 7 de setembro. Participariam cerca de 360 homens, incluindo o Tiro de Guerra (Tiro 80), o destacamento policial, o corpo de bombeiros e estudantes, prometendo um desfile memorável.

Registros Históricos

Os planejamentos para as festas e desfiles de Sete de Setembro de 1917, registrados na edição do jornal, oferecem um valioso retrato da cidade há 100 anos. A descrição detalhada permite uma viagem ao passado, mostrando o entusiasmo e a organização da época para celebrar a Independência do Brasil.

O jornal de 1917 nos deixa um registro precioso da efervescência patriótica e da mobilização da sociedade ribeirão-pretana para celebrar a Independência do Brasil. A descrição das festividades planejadas demonstra a importância da data para a população da época e o engajamento de diferentes segmentos da comunidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.