CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘A Cidade Há Cem Anos’ com Marcos Frateschi

Notícia era: 'Ladrões de São Paulo agem em Ribeirão Preto'
A Cidade Há Cem Anos
Notícia era: 'Ladrões de São Paulo agem em Ribeirão Preto'

Notícia era: ‘Ladrões de São Paulo agem em Ribeirão Preto’

Ladrões paulistanos em Ribeirão Preto (1917)

Em 21 de atrássto de 1917, um fato curioso chamou a atenção: ladrões de São Paulo expandiram suas operações para o interior do estado, tendo Ribeirão Preto como alvo. A notícia, apesar de datada, demonstra que a criminalidade, mesmo há mais de um século, era um problema persistente e sem trégua.

A prisão de um suspeito

A polícia ribeirãopretana prendeu um indivíduo de aparência respeitável, bem vestido e eloquente. Durante o interrogatório, o suspeito, identificado como Antônio Estrino ou João Flores, confessou seus crimes. Sua especialidade? Furto de carteiras no bolso das calças (algibeiras).

Modus operandi e contexto histórico

O ladrão admitiu ter roubado duas carteiras durante a viagem de trem de São Paulo a Ribeirão Preto. Considerando que este foi apenas um “treino”, podemos imaginar o quão audacioso e experiente ele era. A algibeira, termo hoje em desuso, refere-se a um pequeno bolso em roupas ou a uma pequena bolsa usada pelas mulheres na cintura. A notícia demonstra que os métodos de roubo e a própria malandragem já eram práticas conhecidas há mais de cem anos.

A ocorrência, registrada na época, ilustra a dinâmica da criminalidade e a mobilidade dos criminosos, mesmo em um contexto histórico diferente do atual. A notícia demonstra que, apesar do tempo, a luta contra o crime sempre foi um desafio para as autoridades.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.