CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘Carreiras e Lideranças’ com David Forli Inocente

Especialista alerta sobre os riscos da liderança narcísica, principalmente em tempos de pandemia
Carreiras e Lideranças
Especialista alerta sobre os riscos da liderança narcísica, principalmente em tempos de pandemia

Especialista alerta sobre os riscos da liderança narcísica, principalmente em tempos de pandemia

Liderança narcisista e seu preço na pandemia: um olhar sobre o autocentrismo e a construção coletiva.

O que é liderança narcisista?

De acordo com o professor Tomás Chamorro-Premuzic, da Universidade de Columbia e de uma universidade inglesa, liderança narcisista é aquela pautada no autocentrismo. Líderes narcisistas são apaixonados por si mesmos, por suas decisões e visão de mundo, priorizando suas próprias ideias e sem disponibilidade para ouvir ou construir em conjunto. Em tempos de crise, como a pandemia, esse tipo de liderança cobra um preço alto.

Os custos da liderança narcisista em tempos de crise

A dificuldade de comunicação e a falta de confiança geradas pela liderança narcisista impactam diretamente nos resultados. A incapacidade de ouvir e construir pontes com a equipe acarreta em ineficiências que ficam mais evidentes em momentos de pressão. A falta de integração e o foco excessivo no próprio sucesso dificultam a construção de resultados coletivos, essenciais para superar os desafios impostos por uma crise.

Construindo uma liderança mais humana e integrativa

Para superar os desafios da liderança narcisista, é preciso buscar uma abordagem mais humana e integrativa. Chamorro-Premuzic destaca a importância da humildade, do acompanhamento contínuo das equipes e da construção coletiva de resultados. Uma liderança eficaz precisa se preocupar tanto com o processo quanto com o resultado final, valorizando a contribuição individual de cada membro da equipe. A integridade, a comunicação transparente e a construção de um objetivo comum são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho positivo e produtivo, especialmente em um contexto pós-pandemia. O preço da liderança narcisista, muitas vezes, é a própria instabilidade do líder; a maioria deles não sobrevive a momentos de crise.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.