Prisão de dois falsos padres era o destaque da época
Continuando nossa viagem ao passado, vamos voltar ao dia 4 de abril de 1918. As manchetes do jornal da época traziam uma notícia curiosa: a prisão de dois falsos padres em Pirajubi.
A prisão dos vigaristas
Segundo a publicação, o delegado de polícia de Pirajubi, em São Paulo, prendeu Benjamín Nicolau e André Miguel. Com eles, foram encontrados dois contos de réis, obtidos enganando pessoas com a promessa de fundação de colégios inexistentes. O juiz de direito da capital, Dr. Luiz Aires, publicou um edital para que as vítimas recuperassem seu dinheiro.
Um enigma geográfico
Uma curiosidade interessante surge ao pesquisarmos sobre o local da prisão. Não há registros de um município chamado Pirajubi em São Paulo. Buscas na internet indicam a existência de Pirajuba, porém localizada em Minas Gerais, no Triângulo Mineiro. A discrepância entre o nome da cidade e sua localização geográfica no jornal de 1918 e os registros atuais permanece um mistério a ser desvendado.
Golpes do passado
A história desses falsos padres e seus golpes financeiros nos mostra que, apesar do tempo, as artimanhas para enganar pessoas e obter vantagens financeiras permanecem. A notícia, além de nos transportar para o passado, serve como um lembrete da importância da cautela e da verificação de informações antes de qualquer investimento ou doação.



