Saiba quais são os reflexos da pandemia da covid-19 na produção de frango
A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos significativos para o agronegócio brasileiro, afetando diversas cadeias produtivas. Um dos setores mais atingidos é o da avicultura, com reflexos diretos no preço do frango ao consumidor.
Diminuição na Produção de Frango
De acordo com José Carlos de Lima, a pandemia causou uma redução de pelo menos 25% no número de matrizes (galinhas reprodutoras), impactando diretamente a produção de ovos e, consequentemente, o número de pintinhos. Esse efeito, somado ao ciclo de produção de 45 a 60 dias, resultará em uma menor oferta de frangos nos próximos dois meses (julho e atrássto), levando a um aumento considerável no preço para o consumidor final. A situação é agravada pela sobreoferta de aves no mercado desde 2019, que já pressionava as margens da indústria antes mesmo da pandemia.
Impacto Devastador no Setor de Flores
Outro setor fortemente afetado é o das flores. Com a suspensão de eventos, festas e velórios, a demanda caiu drasticamente. Produtores se viram obrigados a descartar grande parte da produção, gerando perdas significativas. A Ibraflor (Instituto Brasileiro dos Floricultores) luta para que o setor seja considerado essencial e possa continuar suas atividades, mas a situação permanece delicada.
Leia também
A crise gerada pela pandemia expôs a fragilidade de algumas cadeias produtivas do agronegócio. A diminuição da produção de frangos e o colapso no mercado de flores demonstram a necessidade de estratégias de adaptação e resiliência para enfrentar situações emergenciais como esta. A recuperação desses setores dependerá de uma série de fatores, incluindo o controle da pandemia e a retomada gradual das atividades econômicas.