CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’ com José Carlos de Lima Junior

Colunista analisa os impactos do 'coronavírus' no agronegócio
CBN Agronegócio
Colunista analisa os impactos do 'coronavírus' no agronegócio

Colunista analisa os impactos do ‘coronavírus’ no agronegócio

Insumos Agrícolas em Risco

A disseminação do coronavírus gerou grande preocupação no setor agrícola brasileiro, principalmente em relação à importação de insumos da China. Fertilizantes e fósforo, com princípios ativos fabricados na China, estão com seu fornecimento ameaçado, impactando estoques e distribuição em estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A incerteza quanto à chegada desses insumos leva a temores sobre o aumento de preços e até mesmo a possibilidade de falta de produtos.

Impacto na Produção e Preços

A dependência brasileira da importação de insumos agrícolas chineses coloca o setor em situação vulnerável. Com a paralisação de fábricas na China, a oferta diminui, resultando em aumento de preços e risco de desabastecimento. A situação é agravada pela falta de estoques suficientes para atender à demanda, caso as importações sejam interrompidas por um período prolongado. O encarecimento de fertilizantes e fósforo, por exemplo, impactará diretamente os custos de produção e o preço final dos produtos agrícolas.

Oportunidades e Desafios

Por outro lado, a crise na China pode trazer oportunidades para o Brasil. Um surto de gripe aviária na região de Wuhan, epicentro do coronavírus, causou grande mortalidade de aves e redução na produção. Isso pode levar a um aumento na demanda por carne brasileira, compensando parcialmente os problemas com os insumos. No setor sucroenergético, a previsão de quebra na safra de cana na Índia indica uma possível valorização do açúcar no mercado internacional, beneficiando o Brasil. Apesar das oportunidades, os desafios relacionados à importação de insumos permanecem como uma grande preocupação para o agronegócio brasileiro.

O cenário atual exige atenção e planejamento por parte dos agricultores e do governo. A busca por alternativas de fornecimento, diversificação de insumos e estratégias de gestão de estoques são medidas essenciais para minimizar os impactos da crise e garantir a segurança alimentar do país. A situação é dinâmica e requer monitoramento constante para adaptação às mudanças no mercado global.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.