CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’ com José Carlos de Lima Júnior

Preço do arroz teve aumento de 120% em 12 meses; entenda o motivo!
CBN Agronegócio
Preço do arroz teve aumento de 120% em 12 meses; entenda o motivo!

Preço do arroz teve aumento de 120% em 12 meses; entenda o motivo!

O preço do arroz disparou no Brasil, chegando a custar R$ 40,00 o pacote em algumas regiões, contra R$ 8,00 antes da pandemia. Um estudo da Cepea-USP aponta aumento de 100% a 120% em um ano. Mas será que a alta do dólar é a única culpada?

Oferta e Demanda: Um Balanço Delicado

O consumo anual brasileiro de arroz gira em torno de 12 milhões de toneladas, enquanto a produção nacional fica próxima dos 11 milhões. Esse déficit de 1 milhão de toneladas normalmente seria suprido por importações, encarecendo o produto com a alta do dólar. No entanto, os estoques existentes no país minimizam a necessidade de importações em larga escala, reduzindo o impacto da moeda americana nos preços.

Fatores Além do Dólar

A redução da área plantada de arroz, em detrimento da expansão de outras culturas, contribui para a escassez. Apesar do Brasil ser um grande produtor mundial, o consumo interno elevado e a oscilação natural da produção, com períodos de alta e baixa, influenciam diretamente nos preços. A possível retirada de tarifas de importação, atualmente em 10% a 12%, poderia agravar a situação, especialmente se as importações viessem da Ásia.

Perspectivas Futuras e o Papel do Governo

A situação atual é temporária. A nova safra, prevista para o final do ano, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deve aumentar a oferta e normalizar os preços em dois ou três meses. Embora o governo tente conter os aumentos por meio de apelos a supermercados e estudos de redução de impostos, a solução passa por uma compreensão da dinâmica natural do mercado. A interferência estatal, sem a redução de impostos, pode ser vista como pouco eficaz e até mesmo injusta com produtores e comerciantes que enfrentam riscos na produção e comercialização.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.